Santo do dia 3 de agosto - Santa Lídia

Santa Lídia

Santo do dia 3 de agosto

Santa Lídia, a santa celebrada no dia 3 de agosto, teve um impacto significativo não apenas em sua família, mas também em outras mulheres e pessoas de diversas origens com quem ela lidava em seu próspero comércio de púrpura.



Origens e Comércio de Púrpura


A história de Santa Lídia está registrada no livro dos Atos dos Apóstolos 16, 14-40. Ela nasceu em Tiatira, Grécia, e era uma comerciante de púrpura estabelecida em Filipos, uma colônia romana na Grécia. Seu comércio de púrpura, extraída do molusco Mmurici no Mar Mediterrâneo, era um negócio promissor e luxuoso, utilizado somente por reis e nobres.

Santa Lídia, Uma Líder Empreendedora


Santa Lídia destacou-se por ser uma mulher líder, rica e influente, além de chefe de família. Sua posição no comércio e sua influência sobre sua família demonstram sua liderança em uma sociedade dominada pelo machismo.

A Conversão de Santa Lídia e a Busca pela Verdade


Ao ouvir São Paulo falar sobre Jesus Cristo, Santa Lídia sentiu o chamado da fé cristã e decidiu se converter. Antes disso, ela era prosélita, ou seja, havia se convertido ao judaísmo, mas ao conhecer a mensagem de São Paulo, reconheceu a verdade e abraçou a fé cristã.

A Fundação da Primeira Igreja na Europa


A fé de Santa Lídia foi um pilar fundamental na fundação da primeira igreja cristã na Europa. Ela convidou São Paulo e seus companheiros para permanecerem em sua casa em Filipos, resultando na formação da comunidade cristã na região. A casa de Santa Lídia tornou-se, assim, a primeira Igreja da Europa.

Missão e Influência


Além de ser uma comerciante bem-sucedida, Santa Lídia também foi uma missionária, influenciando outras mulheres e pessoas com quem interagia em seu comércio de púrpura. Seu testemunho sobre Jesus Cristo contribuiu para fortalecer a Comunidade Cristã de Filipos.

Santa Lídia Padroeira dos Tintureiros e Comerciantes


Pela sua profissão no comércio de púrpura, Santa Lídia é reconhecida como a Padroeira dos tintureiros e comerciantes. Sua devoção é comemorada em 3 de agosto, honrando sua contribuição para a fé cristã e sua influência como líder e empreendedora.

A história de Santa Lídia é uma inspiração para todas as mulheres e homens que desejam exercer liderança, influência e fé em suas vidas, mostrando que o exemplo de uma pessoa pode impactar positivamente a comunidade à sua volta.

Oração de Santa Lídia


“Ó santa Lídia, umas das primeiras santas a ser venerada, ajuda-me a abrir meu coração a Jesus como tu fizestes ouvindo os apóstolos. Que minha casa também seja Igreja, lar de fé e esperança. Amém.” 
Santa Lídia, rogai por nós!